Dados do relatório Desempenho Econômico de junho deste ano, revelam que nos seis primeiros meses de 2024, a economia de Caxias do Sul cresceu 7,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O destaque é para o setor de serviços, que chegou a um resultado positivo de 16,4%, no período. Em segundo lugar veio a industria, com 4,3% de crescimento. Já o comércio fechou o semestre com uma aceleração de 1,7%.
Leia mais
O levantamento foi elaborado pela Câmara de Indústria, Comércio e serviços de Caxias do Sul (CIC) e pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). A estatística foi apresentada durante uma coletiva de imprensa, na sede da CIC.
Conforme o integrante da Diretoria de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias, Alexander Messias, o crescimento dos serviços é reflexo do nível de emprego.
“A aceleração do setor vem já há algum tempo. É o crescimento da massa salarial, ao longo dos últimos 12 meses, que se direcionou muito fortemente para o setor de serviço. O que não se observa tanto, no comércio. Não se podia imaginar toda essa performance e e esperamos que continue assim por um prazo maior de tempo”, avalia.
Comparação mensal
Ainda conforme o relatório, se comparado ao mês anterior, em junho, o município registrou um crescimento econômico de 3,6%. O índice também foi puxado pelos serviços, com 4,3% de aceleração.
O segmento da indústria cresceu 3,8%. Já o comércio repetiu a posição no ranking dos primeiros seis meses do ano (3º lugar), com 1,8% de crescimento.
Na comparação entre junho deste ano com o mesmo mês de 2023, a pesquisa demonstra que o indicador evoluiu 1,6%. Os serviços tiveram um desempenho positivo de 7,5%, e o comércio de 3,8%. Já a indústria caiu -2,4%.
Em um ano
A estatística apresentada pela CIC e CDL ainda revela os indicadores, no acumulado de 12 meses. Neste período, a economia caxiense demonstrou um desempenho de 4,2%. Novamente o segmento de serviços desponta na frente dos demais, com 18,3%. Já os demais registraram resultado negativo. A indústria fechou os últimos 12 meses em -1,8% e o comércio com uma retração de -1,3%.
Ainda segundo Alexander, os números projetam otimismo para a economia caxiense, no segundo semestre do ano.
“Apesar de todo o período de enchentes, os segmentos cresceram. Mesmo assim, na comparação com junho de 2023, a economia de Caxias cresceu quase 2% e os serviços mais de 4%. Em face disso, nós somos moderadamente otimistas com relação ao segundo semestre. Acreditamos em um bom crescimento, relembrando que, no ano passado, a economia cresceu 4,6%, que é o patamar que devemos fechar este ano”, projeta Alexander.
Fatia de mercado
A economia de Caxias do Sul é composta por diversos setores, agrupados em três grandes grupos: indústria, comércio e serviços. A indústria tem o maior índice de participação, com 53,4%. Depois vêm o comércio, com 17%; e os serviços, que totalizam 29,6% do total de participação no resultado econômico.
Clique e confira o relatório do Desempenho Econômico Junho 2024