Caxias do Sul

Vacinação contra a gripe será retomada na quinta-feira em Caxias do Sul

Doses estão sendo distribuídas nesta quarta-feira nas UBSs de Caxias do Sul

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Caxias do Sul vai distribuir nesta quarta-feira (1º) mias de 12 mil doses da vacina contra a gripe na rede pública de saúde do município. As 48 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão retomar a campanha de vacinação a partir da quinta-feira (2), das 8h às 16h. A aplicação de doses até o dia 15 de abril é voltada para idosos e profissionais da saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde de Caxias já recebeu 23 mil doses, sendo 21 mil aplicadas em idosos e duas mil em trabalhadores da saúde. A aplicação da vacina contra a Influenza é importante para facilitar o diagnóstico do Coronavírus, pois as duas doenças tem sintomas muito parecidos.

Após o dia 15 de abril, o segundo grupo prioritário, formado por professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e profissionais da segurança, poderão começar a ser imunizados. Na última fase, a partir do dia 9 de maio, a campanha visa aplicar as doses em povos indígenas, crianças de seis meses até cinco ano e gestantes.

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

Drive-thru

A Secretaria da Saúde ainda afirmou que a ação para vacinação em formato de drive-thru, realizada na primeira remessa de vacinas, não será repetida. Portanto, as doses serão aplicadas somente nas Unidades Básicas de Saúde de cada bairro.

Orientação do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde publicou na segunda-feira (30) uma nota na conta da pasta no Twitter, recomendando que a vacinação de rotina para crianças nas unidades básicas de saúde seja suspensa até 15 de abril. O objetivo da suspensão é evitar o contágio da Covid-19 em idosos e trabalhadores da saúde, que estão em fase de vacinação contra a Influenza. A intenção é evitar o contato de crianças e idosos, que podem ser contaminados por doenças respiratórias