Caxias do Sul

UCS apresenta protótipo de respirador para pacientes com Coronavírus

Nos testes realizados pela equipe o aparelho foi capaz de manter em funcionamento quatro pulmões artificiais simultaneamente

Protótipo do respirador (foto: divulgação)
Protótipo do respirador (foto: divulgação)

A coordenação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul (TecnoUCS) e a direção do Hospital Geral (HG) apresentaram na tarde desta quinta-feira (9) o protótipo do ventilador pulmonar produzido na universidade, criado para auxiliar no tratamento de pessoas com coronavírus. O equipamento foi produzido após mais de 1,5 mil horas de trabalho.

O objetivo da instituição é construir 300 unidades do respirados em um prazo de cinco semanas. Os equipamentos serão voltados para hospitais ou enfermarias de campanha montados na Serra Gaúcha. Nos testes realizados pela equipe, o aparelho foi capaz de manter em funcionamento quatro pulmões artificiais simultaneamente.

Para a efetivação dos testes em pacientes humanos, o técnicos e estudantes ainda aguardam a aprovação do do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), o que foi solicitado ainda na semana passada, com o envio dos descritivos técnicos e de finalidade do Frank 5010.

O modelo foi projetado por um grupo de empresas, engenheiros e técnicos voluntários de Caxias do Sul e cidades vizinhas sob a orientação da direção técnica do HG e gestão do TecnoUCS.

Agora, testes de engenharia no protótipo de produção (com as adequações feitas para ir à linha de montagem) serão feitos na segunda (13) e  na terça (14), em laboratórios acreditados do complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica (LABELO) da PUC-RS, em Porto Alegre. Entre as verificações serão feitos testes de pressão, volume, frequência e ciclagem do equipamento.