A Prefeitura de Caxias do Sul abriu oficialmente os pontos para triagem e atendimentos de pacientes com problemas respiratórios, instalada em frente às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Central e Zona Norte. A estrutura na UPA Central conta com cinco consultórios adultos e dois pediátricos, além de salas de cadastro, triagem e espera. Já o posto montado na UPA Zona Norte tem três consultórios, salas de cadastro, triagem, espera e de observação.
Conforme o secretário da Saúde, Jorge Castro, a triagem vai ser feita da seguinte maneira: “o paciente que chegar aqui se queixando de problemas respiratórios receberá uma máscara. A equipe anotará os dados e a pessoa passará para verificação dos sinais vitais. Após, será atendido pelo médico. Objetivo é filtrar os pacientes para que aqui só entrem aqueles com sintomas gripais”.
De acordo com a pasta, apesar das UPAs já contarem com áreas de isolamento, a estrutura será uma forma de preparar as unidades para um possível aumento do fluxo de pacientes.