Comportamento

Câmara de Vereadores de Garibaldi adquire carro de luxo e revolta comunidade

Populares se revoltaram com o gasto de verba pública diante da extrema dificuldade enfrentada pela economia local.

Câmara de Vereadores de Garibaldi adquire carro de luxo e revolta comunidade

Através de um pregão presencial do dia 2 de junho, o presidente da Câmara de Vereadores de Garibaldi, José Bortolini (PDT), autorizou a compra de um veículo Toyota/Corolla, avaliado em aproximadamente R$ 120 mil. A compra do veículo revoltou os moradores de Garibaldi, uma vez que a economia local míngua por conta do decreto Estadual que restringe as atividades econômicas. Ainda, as sessões da Câmara deVereadores estão suspensas presencialmente e não tem previsão de retorno.

De acordo com a licitação, o veículo adquirido possui bancos de couro, câmera de ré, sensor de estacionamento, câmbio automático, ar condicionado, computador de bordo, além de diversos outros acessórios. A empresa vencedora do pregão é a Terrasol Veículos Ltda e o valor do pregão é de R$ 118 mil. Maiores detalhes estão disponíveis no Portal da Transparência.

Buscada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Garibaldi respondeu da seguinte forma; confira a íntegra:

“A Câmara de Vereadores de Garibaldi vem através desta, esclarecer acerca da aquisição do veículo para a Câmara. Frente a tal situação, tem-se como propício esclarecer algumas situações que merecem relevo. De início, é necessário consignar que a aquisição se deu através de um planejamento do quadriênio 2017/2020, que iniciou através da informatização do plenário em 2017, reforma do prédio da Câmara em 2018 e por fim, a aquisição de um novo veículo, programado para os anos de 2019/2020. Mediante isso, sabe-se que o procedimento licitatório iniciou bem antes do primeiro Decreto Municipal expedido em 13 de março de 2020 que versava sobre medidas de prevenção ao COVID-19. Note-se que não se tinha conhecimento da dimensão que a pandemia traria a nossas vidas. A partir de então, houve a suspensão da licitação, que retornou no dia 29 de maio. Note-se que a aquisição foi decorrente da renovação do meio de transporte da Câmara de Vereadores, já que o atual, adquirido em 2014, apresenta-se bastante desgastado pelo uso em conjunto com a Secretaria da Saúde do Município. Aliás, o veículo é frequentemente utilizado em ações de combate ao COVID-19. Reitera-se que o veículo utilizado pela Casa Legislativa também serve a Secretaria do Município, mediante termo de convênio celebrado, e já transportou inúmeras pessoas para cuidados com saúde, além de suprir as necessidades de rotina dos vereadores. Da mesma forma, o veículo adquirido também será utilizado pela secretaria do Município, revertendo em prol da comunidade, não  somente dos vereadores. Por fim, a Câmara de Vereadores de Garibaldi está atenta ao momento sensível que nossa sociedade vive, suprindo as necessidades legislativas da comunidade, sempre atenta a transparência e cuidado no uso do erário público. Embora as sessões ordinárias estejam suspensas, as sessões extraordinárias ocorrem com frequência, trabalhando nos Projetos de Leis que são apresentados e mantendo o papel fiel de um legislativo atuante.”

Insensibilidade ao momento econômico
Na tarde desta quarta-feira (17), comerciantes da cidade realizaram uma manifestação, repudiando a classificação de Garibaldi na bandeira vermelha. Com a paralisação das atividades não essenciais da cidade, muitos lojistas se veem ainda mais prejudicados, em um momento que já era ruim para o setor. Ao longo da manifestação desta quarta-feira, populares exibiram cartazes que criticavam a aquisição do automóvel pela Câmara de Vereadores. Os populares pediam maior cuidado com as verbas públicas do município.

Cartazes expostos faziam um trocadinho com o apelido de José Bortolini, presidente da Câmara de Vereadores, que é conhecido como “Zé da Patrola”. Bortolini foi chamado de “Zé do Corolla”, sendo ironizado após ter autorizado a compra do automóvel.

Foto: Felipe Vicari/Grupo RSCOM