Brasil

Vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira em Caxias do Sul

(foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
(foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

A aplicação de doses da vacina contra a gripe começa nesta quarta-feira (10) para gestantes e crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias, em Caxias do Sul. O grupo prioritário pode procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município para ser imunizado. As UBSs atendem se segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A partir de 22 de abril, os demais grupos prioritários também serão imunizados.

Além da imunização contra a gripe, durante a campanha será atualizado o cartão de vacinação de crianças e gestantes com aplicação das doses pendentes. Também fazem parte dos grupos prioritários pessoas com 60 anos ou mais, mulheres no puerpério (até 45 dias após o parto), professores, povos indígenas, trabalhadores da saúde e do sistema prisional, população privada de liberdade, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A meta é imunizar 90% da população de cada grupo prioritário (neste cálculo não são considerados os doentes crônicos, os professores e a população prisional). A estimativa da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é vacinar 126,9 mil pessoas. Em Caxias do Sul, a cobertura vacinal alcançou apenas cerca de 50% do projetado em 2018.

Serviço

Vacinação para gestantes e crianças de seis meses a cinco anos: 10 de abril a 31 de maio
Locais: Unidades Básicas de Saúde
Horários: de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 16h
O que levar: para as crianças, o Cartão de Vacinas; para mulheres grávidas, Cartão da Gestante

Vacinação para os demais grupos prioritários: 22 de abril a 31 de maio
Locais: Unidades Básicas de Saúde
Horários: de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 16h
O que levar: para receber a vacina, os idosos devem apresentar documento que ateste a idade; professores e profissionais da saúde, comprovante da profissão (crachá ou carteira de trabalho). Já os doentes crônicos precisam apresentar receita médica especificando a enfermidade

Dia D de vacinação: 04 de maio, sábado
Locais: Unidades Básicas de Saúde
Horário: 8h às 17h
Público-alvo: vacinação de todos os grupos prioritários