Termos utilizados nos extratos bancários serão padronizados no Brasil

Padronização abrange as denominações usadas para as operações de saque e depósito. No futuro, outras operações financeiras também serão incluídas nesse processo

Publicado por
07:00 - 09/07/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
extratos bancários

Foto: Freepik

A partir desta segunda-feira, 8 de julho, os termos utilizados nos extratos bancários passaram a ser padronizados no Brasil, conforme anúncio da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Inicialmente, a padronização abrange as denominações usadas para as operações de saque e depósito. No futuro, outras operações financeiras também serão incluídas nesse processo.

Com a nova nomenclatura, operações que antes eram descritas de forma variada entre as instituições financeiras agora terão termos uniformes. Por exemplo, o “depósito de cheque no ATM”, que era usado por algumas instituições quando clientes depositavam cheques em caixas eletrônicos, passa a ser descrito como “DEP CHEQUE ATM”. Vale lembrar que ATM é a sigla para Automatic Teller Machine, conhecido no Brasil como caixa eletrônico.

Da mesma forma, operações em que o cliente saca dinheiro em espécie nos caixas convencionais da agência, utilizando o cartão da conta, serão registradas nos extratos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.

O diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, explicou que a medida visa tornar as informações bancárias mais acessíveis, especialmente para clientes que possuem contas em diferentes bancos.

“Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira”, destacou Faria.

extratos bancários

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp