Julgamento segue na segunda-feira (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)
Julgamento segue na segunda-feira (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Por 8 a 0, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta sexta-feira (21), a favor do recebimento das denúncias contra 100 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília. Na ocasião, vândalos depredaram os prédios do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto.

O julgamento, virtual, começou na madrugada da terça-feira (18) e será finalizado na segunda-feira (24). Até o momento, além do relator, ministro Alexandre de Moraes, votaram pelo recebimento das denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) os ministros Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Luiz Fux e a presidente, Rosa Weber. Faltam ainda os votos de André Mendonça e Nunes Marques.

O que acontece agora

Finalizado o julgamento, os causados passarão a responder a ação penal e se tornam réus no processo. Na sequência, Moraes analisará a manutenção da prisão dos acusados que ainda estão detidos.

De acordo com o STF, das 1,4 mil pessoas presas no dia dos ataques, 294 permanecem no sistema penitenciário do Distrito Federal. As demais, foram soltas por não representarem riscos à sociedade e às investigações.

Na segunda-feira (24), o Supremo fará o julgamento de denúncias contra mais 200 investigados.