120 KM/H

Rajadas de vento paralisam maior porto da América Latina, em Santos

Inmet também emitiu um alerta amarelo de perigo para ventos costeiros no litoral paulista, válido até 23h deste domingo (24)

Em Santos, as rajadas de vento ultrapassaram 120 km/h e paralisaram o maior porto da América Latina. (Foto: Divulgação/SPA)
Em Santos, as rajadas de vento ultrapassaram 120 km/h e paralisaram o maior porto da América Latina. (Foto: Divulgação/SPA)

A forte ventania que atingiu a Baixada Santista, no litoral de São Paulo, neste sábado (23), provocou diversos estragos nas cidades da região, como quedas de árvores e até destelhamentos. Em Santos, as rajadas de vento ultrapassaram 120 km/h e paralisaram o maior porto da América Latina.

Praticagem de São Paulo registrou ventos de 80km/h e rajadas de até 120km/h. A instituição tem um Centro de Monitoramento que verifica as condições de ventos, altura das ondas e correntes marítimas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para ventos costeiros no litoral paulista, válido até 23h deste domingo (24).

Órgão recomendou “atenção especial” com as rajadas de vento hoje na capital e no litoral. A ventania pode atingir velocidade moderada, além de chuvas e quedas de raios.

Porto de Santos fechou às 23h50 de sábado e abriu às 3h20 de domingo. Fundada em 1940, a Praticagem de São Paulo fornece serviço de assessoria aos comandantes dos navios, conduzindo embarcações na entrada e saída do terminal.

Em nota, a Prefeitura de Santos informou que o sensor da Praticagem registrou ventos de 121,12km/h. A ventania causou sete quedas de árvores e adiou a 2ª etapa do Campeonato Santista de Pedestrianismo, que seria realizada neste domingo (24).

Ainda segundo a administração municipal, as operações para a retirada dos vegetais já foram iniciadas com equipes da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), por meio da Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa). Além disso, o trabalho conta com apoio da Defesa Civil e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), que atuam em diferentes pontos para garantir a segurança da população e a liberação das vias públicas.