Queimada está controlada na Serra do Tabuleiro, em Santa Catarina

A queimada que atingiu cerca de mil hectares no Parque Estadual Serra do Tabuleiro, em Palhoça, foi controlada início dessa…

Publicado por
10:13 - 13/09/2019

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(foto: corpo de Bombeiros/Divulgação)

A queimada que atingiu cerca de mil hectares no Parque Estadual Serra do Tabuleiro, em Palhoça, foi controlada início dessa quinta-feira (12), de acordo com os bombeiros. Equipes seguem monitorando o local a cada cinco minutos para combater novos focos do incêndio.

Segundo o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), o fogo foi identificado na manhã de terça-feira (10)

Segundo os bombeiros, ainda existem pequenos focos remanescentes, em locais já atingidos pelo fogo, portanto não há possibilidade de se espalharem. Um ponto fora da região queimada foi identificado como um possível foco, mas, conforme a corporação, foi controlado.

O combate às chamas envolveu bombeiros militares e comunitários do 10º Batalhão, um bombeiro de Tubarão, um de Brusque, dois de Itajaí e as forças-tarefa de Balneário Camboriú e Criciúma, utilizando duas autocarrestas tanque e um autotanque para estoque de água.

Fauna

(foto: PMA/Divulgação)

Na ação de combate ao fogo, a Polícia Militar Ambiental (PMA) resgatou um jabuti, que foi avaliado por uma veterinária e encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Florianópolis.

Ainda de acordo com a coordenação do parque, a queimada causou a morte de muitos animais, como anfíbios, mamíferos e aves, que inclusive estão em época dos ninhos e acabam morrendo junto as crias.

 

 

Situação de Emergência em Palhoça

A prefeitura de Palhoça, decretou situação de emergência no município na quarta-feira (11) após um incêndio de grande proporção atingir o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro na manhã de terça-feira (10).

O comunicado foi divulgado pelo órgão público em uma rede social, por meio de nota.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp