O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou nesta segunda-feira (26) que as queimadas que atingem o Estado trarão um prejuízo superior a R$ 1 bilhão. Segundo ele, os danos serão econômicos e ambientais. Tarcísio afirmou que as ações geradas de forma criminosa e também pelo tempo seco no Estado afetam plantações e também residências.
“Difícil estimar os prejuízos, mas diria que vão passar a casa de R$ 1 bilhão seguramente. O que aconteceu tem um efeito devastador (no agronegócio), muito triste e nós vamos apoiar o agronegócio. Vamos avaliar os prejuízos juntos aos produtores e sindicatos rurais e entrar estendendo a mão porque a gente sabe o quanto o agronegócio é fundamental para o estado de São Paulo.”
A Secretaria de Agricultura de São Paulo informou que segmentos mais afetados incluem apicultura, produção de leite e lavouras de cana.
A área mais atingida no final de semana foi a de Ribeirão Preto, no nordeste do Estado, que teve 10 cidades com focos de queimadas. O governador foi à cidade para acompanhar o combate ao fogo na região. Tarcísio reiterou o apoio do governo federal no combate aos incêndios e disse que o foco agora é no trabalho de prevenção de novos pontos de incêndio.
“Houve um esforço de combate muito grande que envolveu várias agências governamentais. As Forças Armadas e os bombeiros continuam mobilizados em trabalhos preventivos, porque o tempo seco vai voltar. (O foco é a) proteção de áreas residenciais, industriais e de conservação”.
Pelo menos quatro pessoas foram presas por suspeitas de provocar os incêndios, mas o governador ressaltou que, até o momento, não é possível dizer se tratar de uma ação coordenada.
“É preciso haver investigação. Tivemos de fato uma ação criminosa, quatro pessoas foram presas (nas cidades de Rio Preto, Batatais e Porto Ferreira em SP, e uma no estado de Goiás), pessoas que portavam gasolina e estavam realmente ateando fogo de forma criminosa. É difícil saber se houve uma ação coordenada, não nos parece que haja”.
Polícia Federal abriu mais de 30 investigações para apurar focos de incêndio no país. Os inquéritos visam apurar os incêndios entre a Amazônia e o Pantanal, e pelo menos dois investigam as queimadas no estado de São Paulo.