HISTÓRIA

Por que o Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro?

Escolha da data remete ao dia de morte de Zumbi dos Palmares, considerado o grande Ícone da resistência negra à escravidão

Por que o Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro?
Foto: Fernandão Frazão/Agência Brasil

O dia 20 de novembro é marcado pelas celebrações do Dia da Consciência Negra no Brasil. A escolha da data remete ao dia de morte de Zumbi dos Palmares, então líder do Quilombo dos Palmares, considerado o grande Ícone da resistência negra à escravidão. Ele foi morto no dia 20 de novembro de 1695.

Com o passar dos anos, a data e a figura de Zumbi ficaram marcados como símbolo de luta e resistência dos negros no país. Contudo, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi criado oficialmente somente pela Lei nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 pela então presidente Dilma Rousseff (PT).

A data de celebração, inclusive, pretere o dia 13 de maio de 1888, data em que a Lei Áurea foi assinada pela princesa Isabel e que aboliu a escravidão no país. Apesar do momento histórico, estudiosos apontam que o movimento representou uma falsa liberdade aos negros que não receberam nenhuma assistência do poder público.

Feriado nacional pela primeira vez

Até o fim de 2023, apenas 1,2 mil cidades brasileiras e seis estados consideravam a data como feriado estadual: Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro.

Até que no dia 21 de dezembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que declarou o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional.