A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta terça-feira (24), um homem em Araraquara, no interior de São Paulo, acusado de fabricar armas de fogo caseiras utilizando impressoras 3D. Durante a ação, que envolveu o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, os agentes encontraram uma submetralhadora em processo de fabricação no local.
O homem, cuja identidade não foi revelada, era membro de um grupo em um aplicativo de mensagens onde participavam dezenas de estrangeiros, com o objetivo de compartilhar técnicas para a produção artesanal de armas. Além da arma em fabricação, munições também foram apreendidas no endereço.
A operação, realizada pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas, contou com o apoio das polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, além da Força-Tarefa Internacional de Combate ao Tráfico de Armas e Munições (Ficta). Essa força-tarefa é formada por órgãos como a Secretaria Nacional de Segurança Pública e a Homeland Security Investigations (HSI), o principal braço investigativo do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.
Polícia Federal