
As convenções partidárias para definição dos candidatos a presidente da República nas eleições deste ano começaram nesta sexta-feira, dia 20), com a definição da candidatura de Ciro Gomes pelo PDT, na convenção nacional que reuniu filiados do partido. “Ciro tem a responsabilidade de ser a síntese do Brasil soberano, mais justo e mais solidário”, afirmou o presidente do PDT, Carlos Lupi.
A convenção reuniu integrantes do Diretório Nacional e do Conselho Político, representantes de movimentos sociais vinculados ao partido, senadores, deputados federais e estaduais, delegados e presidentes das comissões provisórias. O partido não definiu o candidato a vice-presidente nem as demais legendas que integrarão a chapa de Ciro Gomes.
Também nesta sexta-feira, outros dois candidatos foram definidos: Paulo Rabello de Castro pelo PSC e Vera Lúcia pelo PSTU.
O calendário eleitoral de 2018 definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indica que todos os partidos terão até 5 de agosto para também definir os candidatos a vice-presidente da República, governador, vice, senador e deputados (federais, estaduais ou distritais). O primeiro turno das eleições deste ano está marcado para 7 de outubro; o segundo, para 28 de outubro.