Brasil

Paralimpíadas 2024: Brasil brilha no atletismo e conquista o 3º lugar no quadro geral

Além disso, o Brasil conquistou uma medalha de ouro no taekwondo, totalizando cinco ouros, uma prata e seis bronzes até agora

Paralimpíadas
Foto: REUTERS / Christian Hartmann

Após dois dias de competições nas Paralimpíadas, o Brasil ocupa a terceira posição no quadro de medalhas. Assim, nesta sexta-feira (30), o atletismo brilhou com três medalhas de ouro. Além disso, o Brasil conquistou uma medalha de ouro no taekwondo, totalizando cinco ouros, uma prata e seis bronzes até agora.

Destaques do Atletismo

Os ouros foram conquistados por Julio Cesar nos 5000m da classe T11, Petrucio Ferreira nos 100m rasos da classe T47 e Ricardo Mendonça nos 100m rasos da classe T37. Petrucio e Ricardo eram favoritos, enquanto Julio competiu com o brasileiro Yetsin Jacques, que garantiu o bronze. No taekwondo, Ana Carolina venceu na categoria até 65kg.

Recordes e Projeções

O recorde histórico do Brasil nas Paralimpíadas é de 22 ouros, conquistados em 2021, e um total de 72 pódios em Tóquio 2021 e Rio 2016. A melhor colocação do Brasil foi a sétima posição em Londres 2012 e Tóquio 2021. A projeção inicial do blog para esta edição era de 27 ouros, e o Brasil está cumprindo essa meta. No entanto, a projeção total de medalhas era de 85 pódios, e o país está quatro abaixo dessa meta, mas ainda dentro da expectativa.

Desempenho das Outras Modalidades

A China lidera o quadro de medalhas das Paralimpíadas, seguida pela Grã-Bretanha. Dessa forma, Brasil e a Holanda estão na terceira e quarta posições, respectivamente. Os Estados Unidos, com apenas um ouro, devem subir na tabela nos próximos dias.

Na natação, o Brasil garantiu duas medalhas de bronze: Talisson Glock nos 200m medley e o revezamento 4x50m livre, com Talisson, Lidia Cruz, Patrícia Sampaio e Daniel Mendes.

Taekwondo e Tênis de Mesa

No taekwondo, a modalidade chegou a três semifinais, mas Nathan Tarquato, atual campeão, sofreu uma lesão e não conseguiu disputar o bronze. Silvana Fernandes conquistou o bronze, e Ana Carolina Silva brilhou com o ouro. A modalidade ainda tem mais oportunidades de pódio no final.

No tênis de mesa, Joyce Oliveira e Cátia Oliveira ganharam bronze na classe WD4 após perderem para a Coreia do Sul na semifinal. Claudio Massad e Luiz Manara avançaram para a semifinal da classe MD18, e Bruna Alexandre e Dani Rauen também garantiram o pódio na classe WD20.

Medalhas do Brasil Nesta Sexta-feira:

  • Petrúcio Ferreira (atletismo) – Ouro – 100m, classe T47
  • Ricardo Gomes de Mendonça (atletismo) – Ouro – 100m, classe T37
  • Julio Cesar (atletismo) – Ouro – 5000m, classe T11
  • Ana Carolina Moura (taekwondo) – Ouro – Categoria até 65kg
  • Yeltsin Jacques (atletismo) – Bronze – 5000m, classe T11
  • Silvana Fernandes (taekwondo) – Bronze – Categoria até 57kg
  • Talisson Glock (natação) – Bronze – 200m medley
  • Revezamento 4x50m livre misto (natação) – Bronze
  • Joyce Oliveira e Cátia Oliveira (tênis de mesa) – Bronze – Duplas femininas WD5