Navio que transportava milho do Brasil para o Irã é atingido por mísseis na costa do Iêmen

Militantes huthis apoiados pelo Irã foram os responsáveis pelo ataque à embarcação; Não houve ferimentos à tripulação

Publicado por
14:19 - 13/02/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Navio que transportava milho do Brasil para o Irã é atingido por mísseis, na costa do Iêmen

Aeronave Sukhoi Su-22M4 operada por Huthi. Foto: Reprodução

O Exército dos Estados Unidos informou que rebeldes houthis pró-Irã dispararam mísseis contra um navio que transportava milho do Brasil para o porto do Irã. O ataque aconteceu na costa do Iêmen na segunda-feira, 12, e causou pequenos danos à embarcação.

“Em 12 de fevereiro, das 3h30 às 3h45 (horário de Sanaa), militantes huthis apoiados pelo Irã dispararam dois mísseis de áreas sob seu controle no Iêmen em direção ao (estreito de) Bab al-Mandeb”, disse o Comando Central dos EUA na região em publicação no X (antigo Twitter).

A empresa de segurança Ambrey afirmou que o navio era um graneleiro de propriedade grego que arvorava bandeira das Ilhas Marshall e que “foi atacado por mísseis em dois incidentes separados” em um intervalo de 20 minutos. Segundo o Exército dos Estados Unidos, a embarcação de propriedade grega foi atacada por mísseis em um intervalo de 20 minutos.

O Centcom afirmou ainda que a embarcação estava “em trânsito no Mar Vermelho com uma carga de milho do Brasil” e informou “estar em condições de navegar e sem ferimentos à tripulação”. O grupo rebelde – juntamente com outros grupos islamistas que recebem apoio do Irã – faz parte do que Teerã chama de “eixo de resistência” antiocidental e anti-Israel. Desde novembro, os houthis lançam ataques contra navios que navegam no Mar Vermelho e no Golfo de Áden, e que consideram vinculados a Israel, em “solidariedade” com os palestinos em Gaza.

*Com informações da AFP

Fonte: Jovem Pan

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp