O ator, dublador e humorista José Santa Cruz morreu na noite desta sexta (26). Um dos pioneiros da televisão brasileira, o artista ficou conhecido por personagens como o Jojoca de A Praça É Nossa e do Zorra Total (1999-2015).
Ele também foi um dos maiores dubladores do país –dando voz ao mutante Magneto nos filmes e animações dos X-Men e Dino da Silva Sauro em Família Dinossauro.A informação foi confirmada pelo bisneto dele, o dublador Ivan Santa Cruz. O perfil oficial do ator de 95 anos também publicou uma mensagem, apenas com a palavra “luto”.
Santa Cruz convivia com a doença de Parkinson e estava internado com broncopneumonia. Ele deixa a esposa, Ivane Maria Mendes Bastos, com quem foi casado durante 72 anos e com quem teve três filhos –todos já falecidos.
Santinha, como era carinhosamente chamado pelos colegas, vai ser velado neste sábado (27) no Cemitério da Penitência, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. O corpo será cremado no final da tarde. Jojoca, um de seus personagens mais famosos, surgiu no humorístico A, E, I, O… Urca (1963), da extinta TV Tupi. Ele era conhecido por repetir sempre o final das frases de seus colegas de cena.
Santa Cruz voltou a interpretá-lo em Beco Sem Saída (1963-1965), também na Tupi; em A Praça É Nossa, no SBT; no Zorra Total; e no Treme Treme (2015-2019), no Multishow. O último papel dele foi o padre Léo em Espelho da Vida (2019), responsável por ajudar Cris (Vitória Strada) a descobrir o que havia acontecido em sua vida passada –em que foi assassinada na figura de Júlia Castelo (Vitória Strada).