
O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil (MB) anunciou a criação da Escola de Drones do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) para o próximo ano. A divulgação ocorreu durante o 1º Workshop sobre o Emprego de Drones e o 1º Campeonato de Drones Militares do CFN, no mês de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).
Segundo o Comandante do CIASC, Contra-Almirante (Fuzileiro Naval), Luis Manuel de Campos Mello, o curso irá abranger apenas drones dos tipos 0 e 1, ou seja, drones que podem ser pilotados por quem não é piloto profissional.
O 1º Workshop sobre o Emprego de Drones do CFN contou com palestrantes nacionais e internacionais e um público de mais de 400 pessoas. Ele teve por finalidade fomentar a mentalidade de inovação dentro da Força, aprimorar a compreensão e debater as questões mais atuais e relevantes relacionadas ao emprego de drones militares e comerciais adaptados ao uso militar, em âmbito nacional e internacional, além de promover a troca de conhecimentos e experiências entre especialistas de diferentes países e instituições.
Já o 1º Campeonato de Drones Militares foi composto das categorias “Manobra”, “Ataque Simulado”, “Reconhecimento” e “Inovação”. Cada uma das modalidades teve desafios específicos projetados para testar as habilidades, a precisão e a criatividade das equipes participantes, estimulando o desenvolvimento técnico, a excelência operacional no emprego de drones, a integração entre os competidores e o aperfeiçoamento de técnicas aplicáveis às operações reais. Os drones utilizados foram da empresa Modirum/Gespi, do CIASC, do BtlCmbAe e do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero).