POLÍTICA

Lula parabeniza Donald Trump pela vitória nas eleições norte-americanas

Ao defender o respeito ao resultado eleitoral, o presidente brasileiro desejou sorte e sucesso ao futuro governante dos EUA

Lula parabeniza Donald Trump pela vitória nas eleições norte-americanas
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, pela vitória no pleito realizado na terça-feira (5) diante da democrata Kamala Harris. Ao defender o respeito ao resultado eleitoral, o presidente brasileiro desejou sorte e sucesso ao futuro governante americano.

“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, disse Lula por meio das redes sociais.

Recentemente, Lula havia manifestado preferência pela candidata Kamala Harris. Segundo ele, uma vitória da candidata democrata resultaria em fortalecimento da democracia.

A vitória de Trump

 O resultado foi confirmado por volta das 7h35min (Horário de Brasília) com o resultado do estado do Wiscosin, que garantiu a Trump a maioria dos delegados. Ainda falta a apuração de alguns estados, porém o republicano já soma 277 delegados contra 224 de Kamala Harris. Assim, Trump garantiu maioria entre os 538 delegados. A vitória de Trump representa a volta dele ao poder quatro anos após ter deixado a Casa Branca.

“Vamos ajudar o nosso país a se curar. Temos um país que precisa de ajuda. Vamos consertar nossas fronteiras. Fizemos história, superamos obstáculos, e agora está claro que conquistamos a coisa mais incrível politicamente”, disse Donald Trump ao proclamar vitória.

Reconhecimento Europeu

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, parabenizou Donald Trump nesta quarta-feira, depois que o republicano reivindicou a vitória na eleição presidencial dos Estados Unidos. Ele disse que a União Europeia e os EUA têm uma “aliança duradoura e um vínculo histórico”. Michel disse que a UE “seguirá seu curso de acordo com a agenda estratégica como um parceiro forte, unido, competitivo e soberano, ao mesmo tempo em que defende o sistema multilateral baseado em regras”.