As notificações para aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios por meio de associações, começaram a ser enviadas nesta terça-feira (13), pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As mensagens podem ser acessadas pelo aplicativo Meu INSS.
Para acessar a notificação, é preciso baixar, de forma gratuita, o aplicativo, disponível para os sistemas IOS e Android. O download pode ser feito pela App Store, no caso de celulares do modelo IPhone, ou na Google Play Store, para os demais aparelhos.
Após baixar oAPP, será necessário criar uma conta com login e senha, informando o número do CPF. A senha criada serve também para acessar outros serviços públicos, já que todos os portais foram unificados no sistema Gov.br.
Também é possível criar uma conta no Meu INSS por meio de internet banking de bancos credenciados. Neste caso, basta acessar a opção “Entrar com seu banco”, disponível na página inicial do aplicativo.
Com a conta já aberta, é preciso clicar no sininho que aparece no topo, do lado direito; em seguida, em “Configurar Notificações”; e, por fim, selecionar a opção “Permitir notificações”.
Há duas opções de mensagens disponíveis. Uma para quem teve algum tipo de desconto, que está sendo enviada a partir de hoje. A outra para quem não teve nenhum desconto, enviada na semana passada.
A partir de quarta-feira (14) será possível saber o nome da entidade à qual o aposentado ou pensionista que teve desconto está vinculado, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo.
Nesse momento, o beneficiário deverá informar se autorizou ou não os descontos registrados. Caso não tenha autorizado, ele poderá solicitar a devolução dos valores pelo próprio aplicativo, pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135.
Segundo Leisi Maia da Silva, diretora do Viver Aposentadorias, serviço que auxilia as pessoas em relação a este tipo de benefício, é imprescindível que as pessoas peçam o reembolso desses valores, caso esse desconto tenha sido indevido.
“As pessoas estão confusas e inseguras em relação a essa notícia da fraude, sem saber se elas tiveram ou não esse desconto e, às vezes, com alguma dificuldade em acessar essa informação. Há a iniciativa do INSS em avisar o segurado, por meio do aplicativo, que teve esse desconto no benefício, mas, principalmente, oportunizar que ele peça o reembolso desses valores, caso esse desconto tenha sido indevido. Então, a Viver Aposentadorias também está à disposição dos aposentados para ajudar a identificar se houve ou não esse desconto associativo no benefício”, destaca.
Golpes no INSS
O instituto reforça que é preciso ter cuidado com golpes. O contato com beneficiários será feito exclusivamente via notificação por meio do aplicativo Meu INSS. Não haverá contato, portanto, via ligação ou envio de mensagem SMS.
Aposentados e pensionistas com dúvidas ou com dificuldade de acessar o aplicativo podem ligar na central de teleatendimento 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são após as 16h e aos sábados.