
Passageiros com voos programados para a Argentina, nesta quinta-feira (10), enfrentam transtornos devido à greve geral de 36 horas que paralisa o país. Companhias aéreas como Latam, Gol e Aerolíneas Argentinas anunciaram cancelamentos e alterações em suas operações, impactando milhares de viajantes.
Por conta desta cenários, companhias aéreas orientam que passageiros confiram periodicamente o status da viagem. A paralisação, convocada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT) da Argentina, em protesto contra a política econômica do governo de Javier Milei, teve início na última quarta-feira (9) e se estende até a meia-noite desta quinta-feira.
Voos Latam
Devido à greve e à adesão dos sindicatos que reúnem os trabalhadores da Intercargo, empresa que presta serviços de rampa em todos os aeroportos da Argentina, o Grupo LATAM informou que foi forçado a cancelar e/ou reprogramar seus voos de e para a Argentina.
A Latam não soube estimar, no entanto, quantos voos foram impactados. Os passageiros afetados pelos cancelamentos e/ou reprogramações podem escolher uma das seguintes opções diretamente na seção Minhas Viagens.
Alterações de data/voo sem custos: O cliente pode escolher só ida e/ou ida e volta para uma nova data, antecipando ou postergando o voo.
Reembolsos: Os reembolsos são gratuitos e aplicam-se a todos os bilhetes não utilizados.
A companhia também informou que alguns voos podem não ser cancelados, mas sim operados com alguma alteração no horário e/ou data de voo.
Voos Gol
A GOL informou que a greve impossibilitou todas operações aeroportuárias nas cidades de Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário nesta quinta-feira. No total, 28 voos de/para a Argentina, que estavam programados para o dia, foram cancelados.
Os clientes estão sendo comunicados via e-mail e SMS e podem remarcar seus voos sem custo para outras datas. A companhia aérea criou 10 voos extras para os dias 11 e 12 de abril. Mais informações podem ser obtidas com a Central de Relacionamento pelo 0300 115 2121.