A taxa de aprovação alcançou 92% da demanda de proponentes da chamada. (Foto: Freepik)
A taxa de aprovação alcançou 92% da demanda de proponentes da chamada. (Foto: Freepik)

O Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) – Ciclo 2026 confirmou a contemplação de 187 propostas institucionais, que receberão, ao todo, 4.858 bolsas, sendo 3.329 de mestrado e 1.529 de doutorado.

A taxa de aprovação alcançou 92% da demanda de proponentes da chamada, com investimento de mais de R$ 430 milhões do orçamento próprio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O cronograma de implementação das bolsas divide-se em dois períodos, com preenchimento de metade das bolsas em cada um deles, de acordo com a programação orçamentária do CNPq. Confira os prazos:

1º Período

Datas: 1º de março a 15 de maio de 2026

Quantidade de bolsas: 50% do total aprovado para a instituição

2º Período

Datas: 1º de agosto a 15 de outubro de 2026

Quantidade de bolsas: 50% do total aprovado para a instituição

O resultado final informa os quantitativos anuais de bolsas aprovados para cada instituição. Cada representante institucional receberá imediatamente, por meio da Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC), mensagem informando a disponibilidade de 50% do total aprovado, percentual que deverá ser preenchido no 1º período de indicações, ficando os 50% restantes para o segundo semestre de 2026.

“O Programa passou por uma transição significativa nos últimos anos. A partir de 2019, foi implementada uma nova sistemática de concessão de bolsas, em substituição ao modelo anterior baseado em quotas fixas por Programa de Pós-Graduação (PPG). Com o novo formato, as bolsas de mestrado e doutorado (GM e GD) passaram a ser concedidas diretamente às Instituições de Ensino Superior (IES) ou às Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), e não mais aos PPGs, possibilitando uma distribuição mais equitativa e justa”, explica a diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do CNPq, Dalila Andrade Oliveira. “

No âmbito do PIBPG, o CNPq tem trabalhado no sentido de mitigar, por meio da distribuição de bolsas, as desigualdades entre os estados brasileiros. Nesta edição, a chamada manteve o modelo de submissão de 2024, que permitiu às instituições escolherem uma faixa indicativa de acordo com sua dimensão e capacidade instalada, visando apoiar projetos institucionais de forma mais alinhada às realidades e trajetórias de cada instituição.

O diferencial da chamada foi a criação de um bônus na avaliação para propostas institucionais que demonstrassem políticas, programas ou ações estruturadas de equidade e inclusão. A iniciativa valoriza instituições comprometidas com a diversidade e com a democratização do acesso à formação científica de alto nível.

O PIBPG apoia a formação de pesquisadores concedendo bolsas de mestrado e doutorado que atendem programas de pós-graduação (PPG) acadêmicos stricto sensu indicados por suas respectivas instituições.

Acesse a página da Chamada nº 12/2025 – Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG).