As últimas horas do inverno de pouco frio de 2023 terão temperaturas que sequer no auge do verão são registradas em parte do Brasil. O inverno chega ao fim e a primavera tem início pelo critério astronômico às 3h50 do sábado, dia 23. A quinta e a sexta-feira, os dois últimos dias do inverno astronômico, terão calor muito intenso a extremo no Centro do Brasil.
A MetSul Meteorologia projeta máximas na quinta e na sexta-feira acima de 40ºC na maioria do Centro-Oeste do Brasil. O calor será extremo ainda no interior de São Paulo, onde as máximas ficarão perto de 40ºC em algumas cidades.
O que ocorre? Uma bolha de calor (ou cúpula de calor) vai se reforçar muito entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil na segunda metade desta semana, levando calor intenso também para áreas do Sul, Norte e do Sudeste do território brasileiro.
A temperatura ontem, terça-feira, já superou os 40ºC no Mato Grosso com máxima de 40,4ºC em Cuiabá, mas os registros acima de 40ºC que por ora são poucos e isolados tendem a se tornar generalizados nos próximos dias.
Vai esquentar demais no Centro-Oeste do Brasil e em cidades do interior de São Paulo nesta segunda metade da semana. Máximas acima de 40ºC vão ocorrer em grande número de cidades, especialmente do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, o pior do calor deverá ocorrer no Oeste, Centro e no Norte do estado. Em Minas Gerais, no setor mais a Oeste da região do Triângulo Mineiro.
Mas o calor não se limitará a estes dois dias. A tendência é de o calor se intensificar ainda mais em muitas áreas entre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil durante o fim de semana, seguindo ainda no começo da semana.
Em algumas cidades, o pior do calor será no sábado e no domingo. Em outras, particularmente em Minas Gerais, o pior do calor virá na primeira metade da próxima semana, quando muitas cidades mineiras terão máximas acima de 40 °C, a pontos de ser possível que as máximas na Grande Belo Horizonte fiquem perto ou ao redor de 40 °C, o que é extraordinário pela altitude e a climatologia histórica regional.
Os mais recentes dados indicam que o ar quente conseguirá se expandir até o Rio Grande do Sul. Por isso, no final desta semana e no fim de semana, esquenta muito na Metade Norte gaúcha, em particular no Noroeste e no Norte do estado, com máximas de 37 °C a 39 °C em alguns locais. O calor atingirá com força ainda o Paraná e cidades do Leste e do Oeste catarinense no fim de semana.
Fonte: Metsul Meteorologia