Enade 2023 acontece neste domingo

Prazo para o aluno participante preencher o questionário termina neste sábado (25) e é obrigatório

Publicado por
19:32 - 24/11/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Cecília Bastos / USP Imagens / Divulgação)

Mais de 408 mil acadêmicos se preparam para realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023, que acontecerá neste domingo (26), em todo o país. Concluintes de cursos de graduação selecionados pelo Ministério da Educação (MEC) para esta edição têm até este sábado (25) para responder ao Questionário do Estudante, por meio do Sistema Enade.

Os alunos devem fazer a prova e enviar o questionário, ferramentas que permitem ao MEC avaliar o respectivo curso de graduação e a instituição de Educação Superior. Além disso, o instrumento permite compor o perfil do acadêmico e o contexto dos processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados. O MEC assegura que as respostas específicas de cada estudante são sigilosas e serão tratadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), visando geração de estatísticas e indicadores educacionais.

Apenas os inscritos no Enade que já preencheram o Questionário do Estudante é que estão liberados para conferir o local de prova no Cartão de Confirmação da Inscrição, no Sistema Enade. E o acesso aos locais deve ocorrer, no máximo, até as 13h de domingo. Neste cartão, além de informes como local e horário de aplicação, constam os documentos de identificação exigidos e os atendimentos especializados solicitados e aprovados. O Inep recomenda que o participante leve o Cartão de Confirmação no dia da prova.

Provas e Cursos

O Enade avalia o rendimento dos concluintes de cursos de graduação; e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

Em 2023, serão avaliados os cursos de bacharelado das áreas de Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Enfermagem; engenharias Ambiental, Civil, de Alimentos, da Computação, de Controle e Automação, de Produção, Elétrica, Florestal, Mecânica e Química; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Veterinária; Nutrição; Odontologia; e Zootecnia.

E ainda avaliados os cursos Superiores de Tecnologia das áreas de Estética e Cosmética; Gestão Ambiental, e Hospitalar; Radiologia; Segurança no Trabalho; e Agronegócio.

No domingo, os portões abrem às 12h e fecham às 13h. E para levar o caderno de provas, o aluno precisa sair da sala a partir das 17h.
Acesse o Sistema Enade aqui.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp