O técnico Dorival Jr foi demitido nesta sexta-feira (28) após comunicado feito pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. O treinador foi convocado para uma reunião para o anúncio da mudança. Agora, o mandatário se volta para a chegada de um substituto.
Agora, o favorito para o cargo é o português Jorge Jesus, que já vem negociando, apesar do contrato à frente do Al-Hilal, da Arábia Saudita, que ainda vigora até metade do ano. No entanto, a informação é que isso não impediria Jesus de assumir de imediato e rescindir o vínculo, sem participar até do Mundial de Clubes em junho.
O presidente Ednaldo Rodrigues era entusiasta de Carlos Ancelotti, do Real Madrid. Entretanto, o italiano só poderia vir no segundo semestre e indicou que cumprirá seu contrato novamente. Além disso, há concorrência possível com o futebol da Arábia Saudita, que seria outro fator complicante à negociação.
Bastidores
Segundo informações repassadas à imprensa, Dorival foi chamado para reunião na sede da CBF, com Ednaldo e Rodrigo Caetano, e ambos expuseram suas avaliações do trabalho. O presidente, por sua vez, expôs suas impressões.
Durante as trocas, o mandatário costuma conversar bastante, ouvir o outro lado, antes de fazer sua avaliação definitiva para a reformulação. Ednaldo por fim se pronunciou sobre a decisão.
Depois da goleada sofrida para a Argentina, por 4 a 1, na última terça-feira (25), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, Dorival acabou perdendo ainda mais o prestígio. Além disso, não havia mais confiança, por parte dos jogadores, no trabalho dele, em função da falta de repertório e autoridade do treinador. O fato pesou consideravelmente contra a tentativa de esticar a corda com Dorival.
A direção da CBF, que não via evolução no trabalho, optou pela saída. A próxima data Fifa é em junho, nos jogos contra Equador e Paraguai. O Brasil precisa de quatro pontos para se classificar.