Departamento de Cultura da Assembleia Legislativa projeta investimentos em 2023

Legislativo estadual tornou público o edital para seleção e contratação de artistas para a temporada 2023 do Projeto Sarau do Solar

Publicado por
09:37 - 04/01/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Assembleia Legislativa projeta investimentos em cultura para 2023

Foto: Divulgação

O Departamento de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul trabalha para valorizar a cultura e os artistas gaúchos de várias áreas, homenageia e distingue com diversas premiações pessoas e instituições que se destacam e trabalha para o desenvolvimento integral da sociedade gaúcha e para o fortalecimento da democracia e da participação ativa de todos.

Em 2022, o órgão fortaleceu ainda mais os projetos culturais, apesar das limitações impostas pelo Regime de Recuperação fiscal, iniciado na gestão 2022. Houve incremento de recursos nas onze categorias do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas, que integra a programação do Festival de Cinema de Gramado, além da criação de premiação em dinheiro para os três primeiros colocamos no tradicional Prêmio de Poesia Lila Ripoll e a consagração do Projeto Sarau do Solar Solidário – 30 anos – em parceria com o Theatro São Pedro.

Além disso, duas importantes premiações, o Prêmio Teixeirinha e Prêmio Leonel Brizola, foram readequadas. “Esse olhar para a cultura das artes, reflete um parlamento atento aos anseios e reflexões da sociedade”, sublinha a diretora do Departamento, Mariana Abascal.

Projeto Sarau do Solar – 30 Anos de excelência em espetáculos musicais

Reconhecido e premiado, o Projeto Sarau do Solar, criado em 1993, completa, em 2023, 30 anos de espetáculos musicais, pensados para oferecer ao público o melhor da música, nos seus mais variados ritmos e sotaques. Fiéis ao projeto original desfilaram nos palcos do Sarau do Solar, dezenas de artistas que mostraram toda a diversidade musical do Rio Grande do Sul. Nestes 30 Anos de música, o Sarau do Solar passou a integrar a agenda cultural da Capital gaúcha e recebeu o reconhecimento por Honra ao Mérito no Prêmio Açoriano de Música 2006, concedido pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre, além do Prêmio Eva Sopher 2020, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Theatro São Pedro.

Diante de um quadro de dificuldades econômicas vivido por significativa parcela da população, a Assembleia Legislativa, promotora do Projeto Sarau do Solar, assumiu a tarefa de arrecadar gêneros não perecíveis em todos os espetáculos musicais do Sarau do Solar. A iniciativa possibilita que o público tenha acesso a espetáculos musicais mediante a doação de alimentos, que são repassados à Defesa Civil do Rio Grande do Sul e, posteriormente, entregues a pessoas e instituições cadastradas para o recebimento.

Assembleia Legislativa lança novo edital para o Projeto Sarau do Solar de 2023

A Assembleia Legislativa, por meio da Superintendência de Comunicação/Departamento de Cultura, tornou público o edital para seleção e contratação de artistas para a temporada 2023 do Projeto Sarau do Solar, com cachês de R$ 3.500,00 para o Sarau do Solar e de R$ 10.000,00 para o Sarau Especial.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp