A partir desta terça-feira (01), está disponível um novo recurso para declaração de Imposto de Renda. Assim, os contribuintes com contas de nível prata ou ouro no portal GOV.BR poderão acessar a declaração de Imposto de Renda pré-preenchida completa. A ferramenta tem o objetivo de facilitar e agilizar o processo de envio das declarações, com expectativa de que 57% das 46,2 milhões de declarações previstas para 2025 sejam feitas com esse recurso.
O uso da declaração pré-preenchida vem crescendo a cada ano. Em 2022, ela foi utilizada por apenas 7% dos contribuintes, mas em 2024 esse número saltou para 41%. Segundo o Secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, a ferramenta faz parte da estratégia de aprimoramento dos serviços públicos digitais.
“O login da plataforma e a integração de outros sistemas públicos a ela garante a segurança dos dados e facilita a vida das pessoas ”, diz Rogério.
Vantagens da Declaração Pré-Preenchida
Ao utilizar a declaração pré-preenchida, o contribuinte passa a revisar as informações que já estão na base de dados da Receita Federal, ao invés de preencher tudo manualmente. Isso reduz a chance de erros e agiliza a entrega do Imposto de Renda. Contudo, o declarante ainda deverá completar os campos faltantes, atualizar informações e ter documentos comprobatórios para tudo o que for declarado.
Além disso, quem optar pela declaração pré-preenchida pode avançar na fila da restituição, uma vez que a data de envio e a opção por receber via Pix são critérios secundários que ajudam na aceleração do processo de restituição.
Novidades para 2025
Este ano, a declaração pré-preenchida trouxe novidades importantes, como a inclusão de informações sobre contas bancárias no exterior, tanto de bancos tradicionais quanto de fintechs, que agora são enviadas à Receita Federal pelos países estrangeiros. Outro destaque é o fim da obrigatoriedade de preencher certos campos, como o título de eleitor.
Para garantir a segurança das informações, o Secretário Rogério Mascarenhas enfatiza a importância de não compartilhar a senha do GOV.BR.
“A conta é individual e permite que cada pessoa faça uma série de ações como abrir contas bancárias, pegar empréstimos e até transferir carros ”, alerta ele.
Com mais de 165 milhões de usuários, o GOV.BR oferece acesso a 4.500 serviços digitais, incluindo a Carteira de Trabalho Digital e a Assinatura Eletrônica. Para acessar a declaração pré-preenchida, o usuário precisa ter uma conta Prata ou Ouro no GOV.BR. A conta Prata pode ser obtida por meio do reconhecimento facial ou pela validação de dados em bancos credenciados. Já a conta Ouro, que oferece acesso completo aos serviços públicos digitais, exige reconhecimento facial com base na Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional.
Quem não realiza a própria declaração pode utilizar o site ou app Meu Imposto de Renda da Receita Federal, onde é possível autorizar um contador (CFP) ou empresa (CNPJ) a acessar a declaração pré-preenchida sem a necessidade de compartilhar a senha do GOV.BR.
Fonte: Correio do Povo