Com mais de 600 pessoas desabrigadas, Rio do Sul-SC passa a enfrentar nova enchente

Chuva constante resultou no aumento significativo do rio Itajaí-Açu e cidade já registra novos pontos tomados pela água

Publicado por
20:25 - 28/11/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Defesa Civil/SC)

Rio do Sul passou a enfrentar uma nova enchente nesta terça-feira (28). A forte chuva que voltou a cair sobre o Alto Vale resultou no aumento significativo do rio Itajaí-Açu, causando novos alagamentos.

Maior cidade da região, Rio do Sul ainda se recupera dos estragos causados pela segunda maior enchente de sua história, registrada no dia 18 de novembro, quando o nível do rio chegou ao pico de 13,04 metros.

Conforme a Defesa Civil da cidade, a chuva ficou mais intensa entre a manhã e tarde desta terça-feira (28) e com isso o rio começou a subir rapidamente.

Segundo leitura das 18h, o nível do rio na cidade estava em 7,46 m, um aumento de 28 cm desde a última hora.

A previsão ainda aponta para uma chuva persistente por toda a noite e madrugada de quarta-feira. O rio pode chegar ao ápice de 9 m já na parte da manhã. Atualmente, a cota de inundação do município é de 10 m e 11 m para atenção.

Imagens feitas nesta tarde mostra atual situação da Rua Wenceslau Borini, no bairro Canta Galo.

Mais de 600 pessoas seguem desabrigadas em Rio do Sul

Atualmente, Rio do Sul conta com 12 abrigos abertos, sendo acolhidas 205 famílias, um total de 628 pessoas.

A Defesa Civil orienta que a população fique atenta ainda à possibilidade de outras ocorrências associadas à chuva, como enxurradas, deslizamentos ou queda de barreiras.

Qualquer ocorrência relacionada a rachaduras em muros, terrenos, queda de árvores ou postes, precisam ser informados à Defesa Civil pelo telefone 199.

Agrolândia também enfrenta alagamentos

A cidade de Agrolândia está em atenção com o intenso volume de chuva ainda previstos para cair sobre a cidade.

A previsão é de 30 a 40 mm de chuva pontual, que não estava prevista e deve cair mais acentuada na localidade de Serra dos Alves.

Conforme a Defesa Civil da cidade, houve um registro de enxurrada e alagamento pontual em duas ruas. Atualmente, há um abrigo aberto em Agrolândia, no Clube Continental, que está acolhendo cinco famílias que precisaram deixar suas casas.

Fotos: Defesa Civil SC

(Foto: Defesa Civil/SC)

Fonte: ND Mais

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp