O Participa, edital de emendas parlamentares criado pela deputada federal Denise Pessôa (PT), contemplou 50 propostas. Cada uma delas, publicadas ainda no sábado (15) no site do edital, vai contar com R$ 200 mil oriundos das emendas individuais da parlamentar, totalizando R$ 10 milhões para o Estado do Rio Grande do Sul.
O processo é resultado de 235 propostas inscritas, sendo 173 delas habilitadas para participar de sete plenárias virtuais, realizadas por áreas, com o suporte e condução de 2.879 delegados e delegadas indicados pelas entidades para fazerem a defesa das propostas apresentadas. Assim, a decisão final está nas mãos de quem participou, criou outra dinâmica porque o parlamentar não tem interferência sobre os resultados.
Segundo Denise, o Participa é o que realmente se quer do mandato: transparência, democracia na destinação de emendas e a participação das gaúchas e gaúchos.
“Nas plenárias pudemos ouvir a nossa gente para investir em projetos com grande impacto e relevância social que irão melhorar a vida da nossa comunidade”, destaca a deputada.
Ela ainda destaca que iniciativa, que se diferenciou pela amplitude e transparência do processo democrático, mobilizou 74.347 pessoas de 114 municípios gaúchos.
“Nosso edital dá voz à população, democratiza a distribuição do dinheiro público e promove a transparência em relação aos valores e para quais propostas são destinados os recursos via emendas parlamentares. É a comunidade no centro das decisões” , afirma.
Metade dos recursos do edital são para Ações e Serviços Públicos de Saúde, atendendo hospitais, Santas Casas e secretarias municipais. Outras áreas contempladas incluem cultura, segurança alimentar, proteção às mulheres, trabalho e emprego. A lista das contempladas está disponível no participa.denisepessoa.com.br.