Brasil

Carros zero passam a ter obrigatoriedade em novos itens

Controle de estabilidade passa a ser exigido em novos projetos

Valorização de veículos poderá impactar no valor do IPVA no RS
Foto: (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Duas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, passam a vigorar, sendo assim, os veículos novos vendidos no Brasil ficarão mais seguros a partir deste mês.

Já está em vigor a obrigatoriedade, onde os carros lançados a partir desse ano tragam, de série, controle de estabilidade. Desta forma, agirá para evitar acidentes, e não reduzir os danos.

Para os veículos que já estão em linha no Brasil, e receberão atualizações menores, como mudança de ano/modelo, ou até mesmo reestilização, a adoção obrigatória do controle de estabilidade está prevista para 2022. O controle de estabilidade, em linhas gerais, impede que o veículo saia de sua trajetória original.

Uma outra resolução do Contran, publicada em 2015, passa a valer no dia 29. Ela estabelece que todos os veículos vendidos no Brasil tragam itens como cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes. Além disso, os veículos devem oferecer fixação do tipo Isofix para cadeirinhas.

Ao contrário da resolução do controle de estabilidade, esta será válida para todos os veículos novos vendidos no Brasil, independentemente de serem novos projetos ou modelos já existentes.