Passado o segundo turno da eleição presidencial, o prazo para atualizações eleitorais será reaberto nesta terça-feira (8). Entre as possibilidades, está a confecção do título, atualização de informações do cadastro ou mudança de domicílio eleitoral. O prazo segue aberto até 2024, quando ocorre a próxima eleição municipal.
Quem necessita de qualquer atendimento pode procurar o Título Net, serviço online oferecido pelo Tribunal Superior Eleitoral. A outra possibilidade é comparecer presencialmente a um cartório eleitoral. Entretanto, é necessário levar um documento oficial com foto e um comprovante de endereço atualizado, com até três meses da data de emissão.
Débitos eleitorais
Para quem não compareceu ao pleito em algum dos turnos da eleição neste ano, precisa estar atento para regularizar a situação. Até 1º de dezembro, é o prazo para normalizar a condição para quem faltou, e não justificou, no primeiro turno. As pendências do segundo turno precisam ser resolvidas até 9 de janeiro de 2023.
O chefe da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowski, alerta que para evitar o pagamento de multa, é necessário apresentar um comprovante que justifique a falta. Caso contrário, será necessário pagar uma multa de R$ 3,51.