
Sete das dez melhores universidades da América Latina estão no Brasil, de acordo com o THE Latin America University Ranking. Os critérios adotados são os mesmos aplicados no ranking mundial da THE, mas com modificações para refletir melhor as características das universidades da região.
Considerando o ranking completo, o Brasil possui o maior número de universidades avaliadas: 81 no total, seguido pela Colômbia, com 39, e pelo Chile, com 31 representantes. Para justificar a manutenção no topo da lista, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, afirma que nos últimos anos a universidade tem investido na modernização dos currículos de graduação e implantou novo modelo de pós-graduação.
Carlotti diz que a USP também estabeleceu parcerias para a criação de centros internacionais nos campi que projetam a universidade como um polo global de ciência e inovação.
Segundo o professor Dawisson Belém Lopes, diretor do escritório de governança de dados institucionais da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a 10ª melhor colocada, trata-se de um ranking dos mais tradicionais, divulgado desde 2004, e que adota uma regra de corte restritiva.
Para Fernando Sarti, pró-reitor de desenvolvimento universitário, a manutenção da Unicamp entre as melhores universidades da América Latina demonstra a consistência do trabalho institucional e compromisso permanente com qualidade acadêmica, pesquisa de ponta e impacto social.
Das sete universidades brasileiras no ranking, seis delas são públicas e apenas uma é privada.
Confira o ranking:
- 1ª. USP (Universidade de São Paulo) – Brasil
- 2ª. Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) – Brasil
- 3ª. Pontifícia Universidade Católica do Chile – Chile
- 4ª. Unesp (Universidade Estadual Paulista) – Brasil
- 5ª. UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – Brasil
- 6ª. PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) – Brasil
- 7ª. Instituto de Tecnologia de Monterrey – México
- 8ª. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) – Brasil
- 9ª. Universidade Nacional Autônoma do México – México
- 10ª. UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) – Brasil