Após deslizamentos, municípios de Santa Catarina têm situação de emergência decretada

Dezenas de pessoas estão desabrigados, e as chuvas devem continuar no Estado

Publicado por
19:09 - 15/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Defesa Civil / Divulgação)

As intensas chuvas em Santa Catarina ultrapassaram em cerca de cinco vezes o volume esperado para todo o mês de abril em apenas quatro dias, causando sérios danos em vários municípios. Em Palhoça, onde a situação de emergência foi declarada nesta segunda (15), as aulas na rede pública foram suspensas.

Na manhã de hoje, mais de 82 pessoas ficaram desalojadas em todo o Estado, sendo 12 delas apenas em Palhoça. As autoridades locais já providenciaram refúgio para essas pessoas deslocadas.

Em Palhoça, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em colaboração com a Defesa Civil de Santa Catarina trabalhou incansavelmente durante todo o dia na remoção de pedras na altura do km 229 da BR-101, a principal rodovia que liga o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Essa via ficou completamente bloqueada após deslizamentos no Morro dos Cavalos, forçando os motoristas a buscarem rotas alternativas.

No domingo, a Defesa Civil elaborou um relatório sobre os diversos incidentes causados pela tempestade em sete municípios da Grande Florianópolis. Até então, já haviam sido registrados mais de 200 mm de chuva nas regiões do Litoral Sul do Estado e Grande Florianópolis, com esse valor aumentando ao longo do dia e resultando em alagamentos em várias cidades.

Em municípios como Paulo Lopes, Garopaba e São João Batista, os alagamentos afetaram o transporte, deixando pessoas desabrigadas. O Corpo de Bombeiros teve que intervir para resgatar essas pessoas e levá-las para locais seguros.

A Defesa Civil alerta que as chuvas devem continuar durante a noite e pede à população catarinense atenta aos riscos de alagamentos, deslizamentos de terra e rochas, quedas de postes e árvores, desabamentos e ventos fortes.

*Via Correio do Povo

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp