Duas aeronaves modelo T-27 Tucano, da Força Aérea Brasileira (FAB), que estavam sendo utilizadas em um treinamento de cadetes colidiram nesta sexta-feira (1º), durante um voo de instrução na zona rural de Pirassununga, interior de São Paulo, município onde fica a Academia da Força Aérea (AFA).
Segundo a FAB, um dos aviões pousou em segurança e o outro foi direcionado para uma região desabitada, onde caiu. O piloto realizou os procedimentos de ejeção com sucesso, tendo sido resgatado por equipes de salvamento da FAB. Contudo, ainda não há informações sobre o estado de saúde dele.
Imediatamente após a ejeção, um helicóptero Airbus H125M (H-50 Esquilo) da própria FAB foi acionado para realizar o resgate. A operação de evacuação foi bem-sucedida, e o piloto foi retirado em segurança. Ele foi levado para avaliação médica e, segundo as autoridades, passa bem. O incidente ocorreu nas proximidades da Rodovia Anhanguera, o que facilitou o acesso das equipes de emergência.
O acidente será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Outros casos no ano
No dia 22 de outubro, um caça da FAB também caiu durante um treinamento no Rio Grande do Norte. Na ocasião, assim como no caso ocorrido hoje, o piloto também levou a aeronave até uma região desabitada e conseguiu se ejetar.
Já no dia 9 de agosto, um ATR-72-500 da Voepass, caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo. O trágico acidente resultou na morte de 62 pessoas, sendo considerado o maior desastre aéreo em solo brasileiro dos últimos 17 anos.
Aeronaves da FAB