Brasil

A Maesa é Nossa: Frente Parlamentar lança Cartilha em Caxias do Sul

A Maesa é Nossa: Frente Parlamentar lança Cartilha em Caxias do Sul
(Foto: Pamela Jantsch / Grupo RSCOM)

A Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa) – Fábrica 2 representa a cultura, a história e a memória de todos os caxienses. Com o objetivo de contribuir com a memória e ocupação do complexo para atividades voltadas a comunidade, na noite desta terça-feira (12), a Frente Parlamentar “A Maesa é Nossa!” apresentou a Cartilha da Maesa. As compilações de informações apresentam a trajetória e os estudos para a sua utilização, além de ressaltar a importância para o município.

Para o presidente da Frente Parlamentar “A Maesa é Nossa”, o lançamento da cartilha e da segunda edição da Feira Cultural da Maesa são outros marcos importantes para fortalecer o pertencimento que a população deve ter sobre seu maior patrimônio histórico e cultural. “Hoje é um dia histórico para a Câmara de Vereadores, e para a comunidade de Caxias do Sul. O lançamento da cartilha conta um pouco da história da construção do prédio, e, até os dias atuais, a ocupação da Maesa. Nós entregamos para os expositores, escolas, faculdades, e para a comunidade que tem interesse em saber um pouco mais sobre esse complexo do coração de Caxias do Sul, que remete a história do trabalhismo”.

Rafael Bueno também enalteceu o apoio do Município, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), e da União das Associações de Bairros (UAB) para o projeto de lei que instituiu a Feira Maesa Cultural no Município, a ser realizada no terceiro domingo do mês. O prefeito Adiló Didomenico deverá sancionar o projeto neste domingo (17), durante a feira.

“A Feira Maesa Cultural estará no calendário do município, no terceiro domingo de cada mês. Na Feira deste domingo, às 15h, teremos a sanção deste projeto aprovado pelo prefeito Adiló Didoménico, na Câmara Municipal”, ressalta Rafael.

Cerca de 300 pessoas, entre a comunidade em geral e expositores da Feira, estiveram presentes na apresentação oficial da Cartilha da Maesa.

Além de Bueno, fazem parte do grupo os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP, Clóvis de Oliveira/PTB, Estela Balardin/PT, Felipe Gremelmaier/MDB, Gladis Frizzo/MDB, José Dambrós/PSB, Lucas Caregnato/PT, Maurício Scalco/NOVO, Olmir Cadore/PSDB, Ricardo Daneluz/PDT, Sandro Fantinel/PATRIOTA e Tatiane Frizzo/PSDB.