Brasil

Governo do RS cria canal para orientar doações acima de uma tonelada

Ação deve otimizar o fluxo de trabalho de equipes responsáveis em destinar doações a municípios

Foto: Agência Brasil/Divulgação
Foto: Agência Brasil/Divulgação

Foi aberto nesta segunda-feira (13) um canal para orientar doadores nacionais com carga acima de uma tonelada para os municípios atingidos pelas chuvas que ocorreram no Rio Grande do Sul no início deste mês. O 0800 205 5151, número disponibilizado para o serviço, deve otimizar o fluxo de trabalho das equipes e encaminhar as doações para as regiões mais necessitadas no momento. O canal está aberto das 7h às 21h todos os dias da semana.

Doações menores do que uma tonelada o site sosenchentes.rs.gov.br. é o melhor local para saber onde e o que as regiões mais necessitam no momento. O Governo do RS solicita que cargas abaixo de uma tonelada não sejam direcionadas ao novo canal, para que não haja congestionamentos nas linhas e o trabalho possa ocorrer de forma mais fluida.

O vice-governador do Estado, que coordena o Gabinete de Crise da Região Metropolitana de Porto Alegre, Gabriel Souza, explica que o plano de ação segue modelos internacionais para profissionalizar a destinação dos mantimentos.

“O nosso pedido é para que toda solidariedade seja destinada por esse canal, pelo qual nossas equipes farão o encaminhamento conforme as demandas de cada região, de forma estratégica e efetiva para contemplar as necessidades urgentes e dar todo suporte humanitário aos municípios gaúchos”, disse Gabriel.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, Coronel Boeira, conta que a logística e a distribuição dos donativos é uma preocupação constate.

 “Por isso, agregamos profissionais, trouxemos uma empresa especialista em distribuição, que vai atuar no espaço do governo do Estado, organizando, fazendo a destinação dos itens. Além disso, o call center vai funcionar como ponto de recebimento das ofertas, independentemente do tipo de doação (água, materiais de limpeza, alimentos etc), e vai fazer o encaminhamento para o canal apropriado”, conta.