Quando estamos cansados, é muito comum ficarmos bocejando, mas quando isso acontece durante o treino, com certeza estranhamos, afinal, é ali que estamos dispostos e mais agitados, por que tantos bocejos?
Isso tem várias explicações, pode ser até a forma do seu cérebro “resfriar” o seu corpo, relatam fisiologistas. Basicamente, um condicionador de ar natural do cérebro, “à medida que o corpo se aquece durante o exercício, o cérebro combate o calor provocando um bocejo”. Então, a quantidade de bocejos depende da temperatura em que se encontra. Em estudos, os participantes bocejaram mais quando estavam em climas moderados.
O tipo de exercício também pode influenciar o quanto bocejamos. Quando fizemos um treino mais vigoroso, ou executamos movimentos que trabalhem grandes músculos, como agachamentos ou levantamentos, aumentamos rapidamente a temperatura do corpo. Como são movimentos que rapidamente vão aumentar a temperatura corporal, o reflexo que tem será o bocejo como forma de baixar a temperatura.
O cérebro também pode provocar um bocejo porque os exercícios estão desviando uma grande quantidade de sangue para os músculos de trabalho e quer recuperar parte desse fluxo sanguíneo. Ao praticar desporto de forma intensa, o corpo exige mais oxigénio para fornecer aos músculos e ao cérebro para compensar a sobrecarga muscular. Bocejar é a forma natural de o corpo aumentar o fluxo sanguíneo e por consequência o transporte do oxigénio necessário às células.
Uma forma para deixar de bocejar durante o treino, segundo pesquisadores da Universidade de Guelph no Canadá, é aumentar a intensidade do exercício, uma vez que que o bocejo é causado por substâncias químicas ou neurotransmissores no cérebro, tal como a dopamina, óxido nítrico e serotonina. Ao invés, as endorfinas (neurotransmissores produzidos na hipófise) poderão reduzir o bocejo, e o exercício físico mais intenso aumenta a segregação dessas mesmas endorfinas.
Agora, quando você perceber que está bocejando muito durante os treinos, já sabe as causas e não há com o que se preocupar!