Viva com Saúde – 27/11/2023 – A importância da água para as crianças

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a importância da água para as crianças.

Publicado por
05:30 - 27/11/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

A hidratação adequada é fundamental para o funcionamento de todo o organismo, especialmente para as crianças, que estão em fase de desenvolvimento. A lista de benefícios da ingestão de água é variada, como regulação da temperatura e pressão arterial, bem-estar, saúde da pele, funcionamento do intestino, além de ser importante para os músculos e as articulações. A Sociedade Brasileira de Pediatria destaca que beber água todos os dias é fundamental para boas condições da saúde infantil. A quantidade ideal varia de acordo com a estação do ano, idade, atividade física e alimentação da criança.

A ingestão exagerada de líquidos não é recomendada, porque dificulta o trabalho do rim, podendo diluir algumas substâncias no corpo, a exemplo do sódio. Por outro lado, pouca água leva à constipação intestinal, à cefaleia, à dificuldade de concentração, provoca mal-estar, mau hálito, pele seca, além de aumentar o risco de cálculos renais. A água é o líquido de preferência. A ingestão de sucos e chás pode ser estimulada, mas a recomendação é evitar bebidas com alto teor de açúcar, corantes e conservantes.Os refrigerantes estão fora da lista de hidratação, pois não são bebidas saudáveis, assim como os produtos com muita cafeína. Outra bebida que deve ficar longe das crianças são os energéticos, pela alta concentração de estimulantes que não trazem nenhum benefício e podem desencadear arritmias cardíacas.

Para incentivar os pequenos a beberem água, hábitos como levar uma garrafinha para a escola e para as atividades físicas ajudam na hidratação diária.

A pediatra Vanessa Kassai, fala mais sobre a importância da água na infância:

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp