Viva com Saúde – 25/11/2023 – Não deixe o ronco virar seu pior pesadelo

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre como o ronco prejudica a saúde.

Publicado por
05:30 - 25/11/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Geralmente, desejamos uma “boa noite” ao nos despedirmos de alguém, antes de dormir. Mas você já parou para pensar no quanto ter uma boa noite de sono é importante? E consegue avaliar se tem dormido bem? Parece algo banal, mas a qualidade do sono é muito importante para as pessoas, de todas as faixas etárias. A Academia Americana de Medicina do Sono (AASM) recomenda que os adultos durmam sete ou mais horas por noite, regularmente, para promover a saúde ideal.

Entretanto, nem todos têm o privilégio de ter uma noite tranquila e revigorante. Estudos sugerem que há mais de 80 tipos de distúrbios do sono. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o ronco é o som causado pela vibração dos tecidos da faringe quando o ar passa por essa região. A explicação básica é que, ao dormir, há um relaxamento natural dessa musculatura, que pode vibrar com a passagem do ar. Indivíduos com sobrepeso, dificuldades respiratórias (rinite, sinusite, desvio de septo nasal, adenoides e amídalas grandes, por exemplo), refluxo gastroesofágico, tabagismo e com problemas na arcada dentária têm maior probabilidade de desenvolvê-lo. Além disso, consumir bebidas alcoólicas e dormir com a barriga para cima também podem facilitar o ruído.

O Doutor Rafael Malinsky, Otorrinolaringologista e Médico do Sono do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Moinhos de Vento, fala mais sobre esta condição:

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp