No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre os benefícios da beterraba.
A beterraba é um vegetal rico em vitamina A, betalaína, carotenoides e flavonoides, antioxidantes que combatem o excesso de radicais livres, ajudando a diminuir o risco de câncer e algumas doenças crônicas. A beterraba também possui ótimas quantidades de óxido nítrico, uma substância que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação de sangue e ajudando, assim, a melhorar o rendimento durante os treinos.
Com sabor forte e adocicado, a beterraba pode ser usada em preparações como salada, sopa, suco, patê, bolo, sopa, refogados, omelete e panqueca. Existe também a beterraba em pó, um suplemento feito com esse vegetal e que pode ser usado como pré-treino.
Os principais benefícios da beterraba para a saúde são:
Diminuir a pressão alta
Melhorar o rendimento durante os treinos
Aumentar a imunidade
Prevenir a anemia
Manter a saúde dos músculos
Prevenir o envelhecimento precoce
Controlar o colesterol
Combater a prisão de ventre
Manter a saúde dos olhos
A beterraba mantém a saúde dos olhos, pois contém vitamina A, um nutriente que evita o surgimento de xeroftalmia, que é uma doença que pode provocar secura, dificuldade de enxergar em ambientes escuros e cegueira.
Apesar de não existir uma quantidade específica indicada para o consumo de beterraba, a recomendação mínima diária de vegetais é entre 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160g e 240g por dia. Esse legume pode ser consumido cozido, cru em preparações como saladas, suco de beterraba, patês, sopas e bolos, sendo recomendado priorizar a forma crua, pois o seu principal nutriente antioxidante, a betalaína, é perdido quando cozido em temperaturas elevadas. As folhas da beterraba também podem ser consumidas em preparações como refogados, omeletes, sopas, tortas e panquecas.
A beterraba crua tem altas quantidades de oxalato, uma substância que, quando consumida em grandes quantidades, favorece a formação de pedras nos rins especialmente em pessoas que já têm essa condição ou com maior risco de ter esse problema, como em casos de alteração na função dos rins, baixa ingestão de água ou consumo excessivo de sal. Nesses casos, para evitar pedra nos rins, é aconselhado manter uma ingestão de até 50 mg de ácido oxálico por dia, o que corresponde a uma colher de sopa de beterraba crua por dia, por exemplo.