No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre células tronco.
A medicina regenerativa tem ganhado um enorme destaque nos últimos anos após ser utilizada em vários casos de repercussão, e as células-tronco estão no centro dessas pesquisas. Elas despertam curiosidade e expectativa por seu potencial em tratamentos inovadores que têm sido cada vez mais pesquisados por especialistas.
As células-tronco possuem a capacidade de se transformar em diferentes tecidos, o que abre caminhos para terapias menos invasivas e mais eficazes.
Confira cinco dúvidas comuns esclarecidas por especialistas:
1. O que são células-tronco?
“Elas são células com a capacidade de se transformar em diferentes tipos de tecidos do corpo humano e modular as dores”.
2. Onde elas são encontradas?
“Elas estão presentes em locais como medula óssea, tecido adiposo, sangue do cordão umbilical e até no próprio sangue, em geral são retiradas do próprio paciente”.
3. Para que elas servem?
“Na ortopedia, usamos células-tronco para auxiliar na regeneração de cartilagem, tendões e ossos, mas a pesquisa avança para áreas como neurologia e cardiologia”.
4. É um tratamento seguro?
“Quando realizado seguindo protocolos adequados e por profissionais qualificados, o procedimento é considerado extremamente seguro e muito eficaz”.
5. Elas podem substituir cirurgias?
“Em vários casos isso acontece, elas ajudam a adiar ou até evitar procedimentos invasivos, mas a indicação deve ser individualizada de acordo com o caso específico de cada paciente”.