Viva com Saúde – 11/08/2025 – Benefícios da musculação para a saúde das mulheres

Foto: Freepik
Foto: Freepik

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre os benefícios da musculação para a saúde das mulheres.

Musculação não é só para quem quer músculos grandes ou para homens que buscam hipertrofia. No caso das mulheres, o treino de força é um dos maiores aliados da saúde em todas as fases da vida, ajudando a prevenir osteoporose, preservar a massa muscular, controlar glicemia, colesterol e pressão arterial, além de contribuir para o bem-estar emocional e a qualidade do sono. Com o envelhecimento, especialmente após os 50 anos, manter a musculatura ativa é fundamental para a saúde óssea, a autonomia e até para reduzir dores e quedas.

Apesar de todos esses benefícios, muitas mulheres ainda têm receio de treinar com pesos por acreditarem que ficarão exageradamente musculosas. Na prática, porém, a musculação melhora a composição corporal, acelera o metabolismo e ajuda a reduzir a gordura, além de fortalecer o corpo de forma harmônica.

A base do treinamento, que envolve sobrecarga, progressão e adaptação fisiológica, é a mesma independentemente do sexo. As diferenças costumam aparecer em relação aos objetivos individuais: certas pessoas podem preferir focar os membros inferiores, em especial os glúteos e as coxas, enquanto outras, nos membros superiores, como braços e costas. Daí a importância de contar com as orientações de um profissional de educação física, que irá adequar o treinamento ao seu perfil e objetivos.

Um dos ganhos que acontecem para os dois sexos, mas são especialmente relevantes para as mulheres, é a prevenção da osteoporose, importante especialmente no climatério e na menopausa. Outras vantagens são controle do peso, diminuição dos sintomas de ansiedade, depressão, tensão pré-menstrual (TPM) e preservação da massa magra. Esse último benefício é importante sobretudo na pós-menopausa, quando as mulheres ficam mais suscetíveis à sarcopenia, condição marcada pela perda de massa e força muscular.

Mas o exercício sozinho pode não ser suficiente para promover tudo isso. Outros bons hábitos são essenciais, como ter uma alimentação saudável e balanceada, dormir bem, controlar o estresse e se manter longe do tabagismo e do abuso de álcool.