Viva com Saúde – 30/05/2024 – Situação financeira e a saúde mental dos brasileiros

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre situação financeira e a saúde mental dos brasileiros.

Publicado por
05:30 - 30/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Freepik

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Cactus, entidade filantrópica com foco em saúde mental, em parceria com a AtlasIntel, empresa de tecnologia especializada em inteligência de dados, mostra que a situação financeira representa a principal preocupação que afeta a saúde mental dos brasileiros. O Panorama da Saúde Mental revela que 88% dos entrevistados declararam ter ficado preocupados com as finanças durante as últimas duas semanas.

A pesquisa foi realizada com 2.248 respondentes (51,1% mulheres, 48,3% homens e 0,6% não-binários), de todas as regiões do país, a partir dos 16 anos. Mulheres, jovens, pessoas trans e em busca de emprego são as que têm a saúde mental mais afetada, aponta o levantamento.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores aplicaram um questionário usado internacionalmente em avaliações de saúde mental e criaram o Índice Instituto Cactus-Atlas de Saúde Mental (iCASM), que analisa múltiplos aspectos, hábitos e situações que refletem positiva e negativamente a saúde mental dos brasileiros.

A confiança reflete a autoestima que o indivíduo tem sobre si mesmo e a autoconfiança sobre seu papel na sociedade. A vitalidade é sobre a disposição e a capacidade de ação dos indivíduos para superar os desafios e adversidades do cotidiano, assim como o sofrimento psíquico associado a eles e o seu sofrimento psíquico diante delas.

Já o foco mostra a habilidade do indivíduo se relacionar com seu entorno de forma produtiva, conseguindo se concentrar, tomar decisões e realizar suas atividades cotidianas. Gênero, orientação sexual, renda, situação profissional, relações familiares e prática de esportes foram os fatores com maior associação com a saúde mental dos entrevistados.

De acordo com o Panorama da Saúde Mental, a principal preocupação dos brasileiros é com sua situação financeira, com 88% dos respondentes declarando ter ficado preocupados com a situação financeira durante as últimas duas semanas. Além disso, quase 6 em cada 10 brasileiros relataram preocupação frequente com a situação financeira, o que está associado a resultados de saúde mental inferiores.

Para o Instituto Cactus, os resultados reforçam a importância de políticas públicas e ações que abordem questões de trabalho e renda intersetorialmente, como partes fundamentais e integrantes das políticas de saúde mental.

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp