Viva com Saúde – 30/04/2024 – Cabelo e autoestima

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre como lidar com a calvície e quais segredos para evitar a queda dos fios.

Publicado por
05:30 - 30/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

A queda de cabelo é um problema que afeta significativamente a autoestima e a confiança de muitos homens. Diante disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologiaoferece orientações a respeito de tratamentos capilares masculinos. Fatores que contribuem para a queda de cabelo e destaca a importância de procurar orientação especializada para um tratamento eficaz.

A queda de cabelo masculina é um problema bastante comum. Fatores como genética, estresse e alimentação inadequada podem desempenhar um papel significativo. É fundamental reconhecer os diferentes tipos de alopecia e buscar o diagnóstico precoce e o tratamento adequado com um dermatologista qualificado.

Um dos primeiros passos é identificar os diferentes tipos de alopecia. A alopecia androgenética é a forma mais comum e está relacionada à genética e aos hormônios. Outra forma relativamente frequente nos consultórios médicos é a alopecia areata, caracterizada por falhas circulares no couro cabeludo, podendo atingir toda a região e até mesmo os pelos do corpo. É importante lembrar que cada caso é único e pode exigir abordagens específicas. Por isso, é sempre recomendado buscar a orientação de um médico dermatologista para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.

É importante também observar os sinais precoces de que algo está errado com a saúde capilar, como afinamento dos fios, áreas com menos densidade de cabelos, principalmente na região das entradas, queda excessiva, coceira ou descamação, entre outros. Com cuidados apropriados e acompanhamento médico, é possível superar esse desafio, que possui variados tratamentos, incluindo tópicos, sistêmicos e a laser para diferentes tipos de alopecia. Atenção especial aqui para o uso de medicamentos sem orientação médica, em doses erradas e não efetivas. Como falado, cada caso é um caso e necessita orientação individual para um melhor resultado.

A verdadeira beleza está na confiança e na aceitação de si. A queda de cabelo pode ser um desafio, mas com o apoio adequado e cuidados pessoais, é possível enfrentar essa situação de forma positiva e saudável.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp