Viva com Saúde – 25/04/2024 – Comer pode se tornar um vício?

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre o vício em comer.

Publicado por
05:30 - 25/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Você já ouviu falar no vício em comida? Essa realidade de muitas pessoas não é considerada uma doença ou um transtorno por parte da psiquiatria, mas existem diversos tipos de alimento que não conseguimos comer pouco. Entre essas comidas estão, por exemplo, chocolates e salgadinhos.

Mas será que o vício em comida é algo real, assim como em álcool, cigarro e outras drogas? A resposta, atualmente, é controversa. Muitos psicólogos dizem que muitos alimentos por si só não são viciantes, tampouco os ingredientes. O problema estaria, portanto, na combinação de ingredientes que resultam em uma comida processada e não em algo preparado em casa com ingredientes naturais.

Por outro lado, outros pesquisadores já relataram em estudos que alguns tipos de comida podem ativar químicas de sentimentos de prazer, como a dopamina, assim como fazem outras substâncias viciantes. Em pessoas propensas ao vício, inclusive, essas químicas podem se sobressair a outros sinais do cérebro que sinalizam que a pessoa está cheia ou satisfeita, fazendo com que elas passem a comer de forma compulsiva.

Saiba mais em entrevista realizada com a Psicóloga Marisa de Abreu Alves:

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp