O colesterol é um tipo de gordura encontrada no organismo humano. Em níveis normais, ele é benéfico para as funções vitais e tem participação na construção e manutenção das membranas celulares. Contudo, em níveis altos, essa substância pode aumentar o risco de infarto e acidente vascular cerebral.
De modo geral, levar uma vida saudável auxilia no controle do colesterol – o que inclui a escolha certa dos alimentos. Por outro lado, a alimentação inadequada, rica em gordura saturada, trans, carboidratos simples e pobre em fibras, pode favorecer o aumento do colesterol, explicam especialistas.
Para evitar esse problema, veja 4 alimentos que ajudam a combater o colesterol ruim e manter a saúde do corpo.
1. Aveia
A aveia é amplamente conhecida como um alimento saudável e benéfico para o coração, especialmente no que diz respeito à redução do colesterol. Rica em fibras solúveis, como a beta-glucana, ela impede que o colesterol LDL (ruim) seja absorvido pelo organismo, favorecendo o aumento dos níveis de colesterol HDL (bom).
2. Linhaça
A linhaça é uma semente que possui altos índices de fibras, vitaminas, sais minerais, proteínas e magnésio. Fonte de ômega 3, ela apresenta propriedades anti-inflamatórias que regulam os níveis de LDL no sangue, aumentando o colesterol HDL.
3. Peixes
Os peixes são uma excelente fonte de nutrientes e apresentam vários benefícios para a saúde, incluindo a capacidade de ajudar a reduzir o colesterol ruim. Ricos em ômega 3, esses alimentos reduzem os níveis de triglicerídeos (gorduras do organismo) no sangue e aumentam o colesterol HDL, melhorando a saúde do coração. Por serem uma proteína magra, eles também possibilitam a manutenção de uma dieta equilibrada para o controle do colesterol.
4. Oleaginosas
As oleaginosas, como nozes, amêndoas, castanhas, pistaches e avelãs, são sementes que oferecem uma série de benefícios à saúde. Extremamente saborosas e ricas em gorduras saudáveis, fibras solúveis e antioxidantes que diminuem a absorção de colesterol no intestino, aumentam a prevenção contra doenças cardiovasculares.