Viva com Saúde – 17/04/2024 – Dermatologia e Reumatologia unidas no combate à doenças

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as especialidades da dermatologia e da reumatologia que atuam em conjunto no combate a diversas doenças.

Publicado por
05:30 - 17/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Certas doenças, além de se manifestarem na pele, no couro cabeludo, nos cabelos e nas unhas, também se manifestam nas articulações. Assim, a avaliação conjunta dessas doenças, reunindo tanto dermatologistas quanto reumatologistas, é fundamental para garantir um melhor tratamento para o paciente e para tratar problemas como lúpus, psoríase, doenças do tecido conjuntivo e vasculites de uma maneira geral.

O lúpus se caracteriza como uma doença inflamatória autoimune que pode atingir praticamente todos os órgãos e tecidos do corpo, inclusive rins, cérebro e pulmão. Na pele, causa lesões avermelhadas que geralmente se formam no rosto, na nuca ou no couro cabeludo, enquanto nas articulações causa dores e inflamações. Já a dermatomiosite é uma doença inflamatória rara que causa fraqueza muscular e erupções cutâneas principalmente na região de pálpebras e na região do dorso das mãos.

A psoríase é uma doença crônica que apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente, causando reações como manchas vermelhas e descamativas, pele ressecada e rachada e inchaço e rigidez nas articulações, enquanto a vasculite se caracteriza como uma inflamação na parede dos vasos sanguíneos, causando dor nas articulações e manchas vermelhas na pele, principalmente nos membros inferiores.

A dermatologista Juliana Boza, médica da Sociedade Brasileira de Dermatologia SBD-RS, ressalta a importância do trabalho em conjunto de dermatologistas e reumatologistas para o tratamento adequado dessas doenças. Segundo ela, essa visão global do paciente e a visão conjunta do dermatologista com o reumatologista, auxilia os pacientes a terem um maior controle das suas doenças, tratando tanto manifestações dermatológicas, quanto reumatológicas. São duas especialidades que se auxiliam e se complementam com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Em casos de suspeita é fundamental procurar um médico dermatologista qualificado.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação. A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Fonte: PlayPress Assessoria e Conteúdo / Revisão: Dra. Valéria Rossato

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp