Viva com Saúde – 13/06/2024 – Benefício hormonal da risada

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre o benefício hormonal da risada.

Publicado por
05:30 - 13/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Freepik

Uma pesquisa realizada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) faz uma revisão sistêmica de vários estudos sobre o benefício físico que a risada proporciona nas pessoas e fornece evidências encorajadoras sobre o papel do riso na redução do estresse. Pesquisadores concluem que rir e se divertir com frequência não só melhora o emocional das pessoas, mas causa também uma alteração hormonal.

Pessoas que separaram um momento do dia para assistir algo engraçado apresentaram uma diminuição no cortisol. Conhecido popularmente como o hormônio do estresse, o cortisol é elevado em momentos de tensão e preocupação intensa. Os sintomas causados por este desequilíbrio incluem alterações menstruais, aumento de peso, pressão alta e depressão.

Na pesquisa, especialistas analisaram oito estudos, com um total de 315 participantes, e os resultados mostraram uma redução significativa nos níveis de cortisol após o riso, em comparação com um grupo de controle. Embora mais pesquisas sejam necessárias para compreender completamente os mecanismos subjacentes, esses resultados destacam o potencial terapêutico do riso e seu impacto positivo no bem-estar físico e mental.

É importante destacar que se mede cortisol para avaliar estresse. Mede-se apenas em casos suspeitos de doenças nas glândulas suprarrenais e só nestes casos é indicado fazer a dosagem do hormônio.

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp