Viva com Saúde – 10/06/2024 – Intimidade e confiança familiar

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a importância da intimidade nas relações familiares.

Publicado por
05:30 - 10/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Freepik

A família é importante na medida em que possibilita a cada membro constituir-se como sujeito autônomo. É o lugar indispensável para a garantia da sobrevivência e da proteção integral dos filhos e demais membros, independentemente do arranjo familiar ou da forma como vêm se estruturando. O equilíbrio nas relações e o diálogo são ferramentas importantes no desenvolvimento da intimidade e da confiança.

Costuma-se dizer que a família é espaço de intimidade e de ternura. Nem sempre podemos dizer que, em família, se respira clima com ar de bondade carinhosa. No mundo inteiro, de modo particular nas grandes aglomerações humanas, há estresse e violência que penetram o espaço das famílias. Desnecessário provar esta afirmação. Necessário se faz aprender a gramática da intimidade e da ternura. Tudo começa em saber prestar atenção no outro, nos outros, principalmente naqueles que estão mais perto de nós.

Karla Françoise Gonçalo, psicanalista, especialista em funcionamento e agilização do cérebro para mudança de comportamento e alta performance, nos fala mais sobre essas relações sociais:

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp