Viva com Saúde – 09/07/2024 – Foliculite capilar: conheça as causas e os tratamentos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a foliculite capilar.

Publicado por
05:30 - 09/07/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Freepik

A foliculite no couro cabeludo é uma condição inflamatória que afeta os folículos pilosos, as estruturas responsáveis pelo crescimento do cabelo. Ela pode se manifestar como pequenas bolinhas vermelhas ou pústulas ao redor dos folículos capilares, acompanhadas de vermelhidão e coceira. Em casos mais graves, pode levar à formação de crostas, abscessos, cicatrizes e à queda de cabelo.

Segundo Mônica Berg, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, as principais causas dessa condição são infecciosas, provocadas por bactérias. Além disso, pode ser provocada pelo uso de medicamentos, por oclusão e trauma ou ainda devido a outras doenças inflamatórias, como as autoimunes. Existem ainda condições próprias do indivíduo, mais raras, como a foliculite decalvante e a foliculite dissecante, condições crônicas que necessitam de diagnóstico e tratamento correto.

Segundo a especialista, é importante higienizar adequadamente o couro cabeludo, evitar as fontes de calor muito próximas e o uso constante de bonés ou chapéus. Tratamentos químicos apenas com profissionais experientes também são formas de prevenção das foliculites. Para o tratamento adequado, é necessário um diagnóstico preciso, para haver um direcionamento correto. Xampus, loções e medicamentos que contenham antibióticos e anti-inflamatórios são os produtos mais utilizados.

O diagnóstico é realizado pelo médico dermatologista através do exame físico, e se necessário, são solicitados exames complementares, como a dermatoscopia ou o exame de coleta de material para análise em laboratório. Em casos de suspeita, a orientação é procurar um médico dermatologista.

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp